Quando algumas pessoas entram em contato comigo, elas possuem muitas dúvidas em relação a psicoterapia online. Funciona da mesma forma? É seguro? É sigiloso? Ter essas dúvidas ou mesmo inseguranças é normal, considerando se tratar um espaço novo para os atendimentos.
Popularizado durante a pandemia do COVID-19, com a Resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) 04/2020, obrigava a psicólogos a realização de um cadastro e seguirem diversas normativas para a realização do atendimento online. Em 2024, a necessidade de um cadastro caiu com a Resolução do CFP 09/2024, mantendo a realização dos atendimentos online com todos os cuidados éticos para um atendimento de qualidade.
Outra questão é em relação a efetividade da psicoterapia online. Pesquisas recentes durante e após a pandemia, vem indicando o seu uso para pessoas com sintomas de ansiedade ou transtornos de humor, como a depressão.
Para os meus pacientes, costumo dizer que esse espaço, presencial ou online, é um espaço para o seu autocuidado. Um espaço o qual nos apoiamos no coletivo. Afinal, como diria Vigotsky "através dos outros nos tornamos nós mesmos". E quantos outros? Há uma relação, ainda que virtual, entre psicólogo e paciente. Além disso, quantos outros passaram por nossas vidas? Quantas marcas (boas ou ruins) nos deixaram? Mesmo no online, o autocuidado é possível.
Além disso, o atendimento online proporciona algumas outras vantagens como por exemplo a facilidade de horário, não depender de locomoção até outro local e até mesmo certo conforto.
Quanto a questão do sigilo e segurança é necessário que o psicólogo garanta um local para chamada de vídeo com segurança cibernética (criptografia, antivírus, conexão de internet segura, etc) e com espaço físico isolado, silencioso e com fones de ouvido. Da mesma forma é recomendado isso ao paciente, um espaço seguro, com fones de ouvido, onde se sinta confortável e possa se expressar livremente.
Enfim, com vantagens ou desvantagens, o mais importante é você escolher a forma que você sinta algum conforto para poder expressar as coisas que você sente.